Algumas pessoas comem como um dragão e não ganham um graminha sequer. Outras parecem ganhar um quilo só de sentir o cheiro de uma fatia de bolo na padaria. Essa é a diferença entre um metabolismo lento para um metabolismo acelerado, certo?
Não é bem assim. Quando falamos de metabolismo dessa forma, estamos resumindo uma vasta gama de processos bioquímicos. Parte disso tem sim relação com a genética, entretanto está longe de ser o fator determinante!
Influenciam também:
Existem diversos fatores que influenciam no metabolismo de uma pessoa no decorrer da sua vida, vamos ver os principais deles:
- Estilo de vida: ativo ou sedentário
- Idade: o gasto calórico é maior na infância e diminui com o tempo
- Gênero: metabolismo feminino tende a ser menos intenso que o masculino
- Peso: pessoas com sobrepeso/obesidade tendem a ter o metabolismo mais lento do que uma pessoa ativa e dentro do peso
- Alimentação: é mais fácil ter um metabolismo saudável quando se tem uma dieta balanceada e saudável
Estudo sobre metabolismos
Um estudo recente realizado pelo Pennington Biomedical Research Center, nos EUA, analisou dados de queima calórica de 6 mil pessoas. Foram analisados assim indivíduos de 29 países, de idade entre recém nascidos e 95 anos. O resultado, publicado na revista Science, identificou como o metabolismo varia de acordo com a idade:
- Maior gasto calórico do nascimento até um ano de vida
- Desaceleração suave até os 20 anos
- Estabilidade dos 20 aos 60
- 60+ sofre-se um declínio permanente e gradual
- Por volta dos 90 anos, a capacidade metabólica está em 26% reduzida em comparação à meia idade
Como vimos, existem muitos fatores que influenciam no processo metabólico além da simples herança genética. Todas as escolhas que fazemos, referentes ao estilo de vida que levamos e a alimentação que temos, contam. Se você sofre com dificuldade para emagrecer ou com outros problemas metabólicos, procure um endocrinologista. E se tem alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.
Clínica Plene ❤️
Atenção e saúde que você precisa.